Mortet é um dos seres místicos do universo de Dark Crusade. A sua origem remonta ao antigo Egito e está intimamente ligada aos deuses antigos.
No mundo árabe, Mortet é visto como uma afronta a Deus. A religião muçulmana tem um único Deus, Alá, e a existência de Mortet põe em causa todo um sistema de fé.
Para aqueles que têm uma mente mais aberta e que adquiriram conhecimento a partir dos mais antigos, a origem de Mortet, tal como é hoje, pode ser explicada pelos sacrifícios de sangue que fazia a Anúbis quando governava como Faraó.
Como governante impiedoso e fanático religioso, o povo rapidamente se revoltou contra Mortet, assassinando-o e fechando-o em uma das muitas pirâmides que ele mandou construir.
A sua devoção a Anúbis deu frutos, e foi o Deus dos mortos e moribundos que o devolveu ao mundo dos vivos. Após escapar da pirâmide e absorver parte do poder de Anúbis, Mortet continuou a influenciar os eventos de maneira oculta. Apesar de já não ser Faraó, ele assassinou e assumiu a forma e o lugar de outros faraós, utilizando seus poderes de metamorfose. O seu objetivo é perpetuar a entrega de almas a Anúbis, aumentando assim o seu próprio poder como avatar do Deus da morte.
Com os exércitos cristãos cada vez mais perto de reconquistar os territórios da Península Ibérica, o exército Mouro cede ao desespero e alia-se a Mortet na tentativa de mudar o rumo da guerra, mas Mortet tem a sua própria agenda.
Descobre mais em Dark Crusade.