Dark Crusade
Sabem aquela anedota em que o cego pergunta ao coxo, “Então como tens andado?” e o coxo responde, “Como tens visto!”. A banda desenhada que anunciei o ano passado no FIBDA vai indo. Continuo a querer publicar este ano, mas talvez já não seja no início do ano, até mesmo porque só podemos considerar inicio do ano os meses iniciais e daqui a pouco já vamos a meio.
Edições colaborativas
Sempre que existe um projecto que reúne os meus ex-companheiros do grupo Tágide sinto-me compelido a participar com histórias de banda desenhada pertinentes e inspiradoras. Foi o que tentei fazer numa banda desenhada de 6 páginas para uma edição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril que será publicada brevemente pela Câmara Municipal do Montijo. Penso que se vive um momento particularmente interessante da nossa democracia em que a nossa história deve ser contada e recordada como deve ser. Por isso decidi criar uma banda desenhada que fala sobre térmitas. Nada como antropomorfizar um conjunto de animais para contar uma história sobre luta, revolução e recuperação de direitos e liberdades. Fiquem atentos à minha página de Facebook e de Instagram onde devo partilhar quando sair a publicação.
No dia 3 de janeiro, o Marco Fraga Silva publicou no seu Facebook o resultado da participação na edição de novembro/dezembro de 2023 do Projecto ACBD Tentáculo, uma iniciativa de ‘art cred’ lusófona direcionada a todos os países de língua oficial portuguesa, que recebeu BDs/HQs em página única, ilustrando o guião/roteiro do autor Filipe Duarte. Aqui podem ver a minha participação e dos outros dois ilustradores que também enviaram os seus trabalhos.
Ilustração
A última coisa que li em BD foi Berserk, uma série de mangá escrita e ilustrada por Kentaro Miura. Berserk aborda temas adultos como a morte, sexo e a violência, mas fá-lo de uma maneira que nos cativa no mundo ficcional e de aspecto medieval em que o seu protagonista Guts deambula em busca de vingança. Sendo uma obra marcante em termos da narrativa e da sua expressão gráfica, decidi assim ilustrar um possível crossover entre Guts e Alexander, o protagonista da minha história. Espero que gostem e que sirva de aperitivo para a Banda Desenhada Dark Crusade que prometo tentar trazer à vida brevemente.
Fora isso, vou tentando manter-me vivo, o que de si já é um projecto enorme e que até agora tenho conseguido manter dentro dos prazos legalmente exigidos.
Bom 2024 malta. Vamos conseguir!