Jorge Rodrigues nasceu na cidade do Montijo e descobriu a sua paixão por banda desenhada na infância, quando teve acesso a edições antigas de Heróis da TV e Demolidor. Daí em frente aproveitou todo o dinheiro que recebia para comprar edições de banda desenhada da Abril, Abril/ControlJornal e mais tarde Devir. A partir daí começou a tentar produzir as suas próprias histórias.

Estreou-se na banda desenhada em 2010, com participações nas publicações “Venham +5 #7” e “Zona Gráfica, Volume 1”.

Em 2010, fruto da exposição do seu trabalho no fórum Central Comics e na sua página DarkPage, começou a dar-se a conhecer no meio da banda desenhada e cartoon e colaborou em algumas das iniciativas da Feco Portugal, Associação de Cartoonistas. Participou na exposição “Uma Aventura no Alentejo”, organizada pela Feco Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Moura, com a história de banda desenhada “O dia em que Moura parou”,desenhada por si e com argumento e storyboard de Álvaro Santos.

Contribuiu também com alguns cartoons para iniciativas da Feco Portugal em parceria com a Amnistia Internacional.

Foi convidado a participar na revista “Moda Foca #1”, uma revista de banda desenhada humorística da autoria de Álvaro Santos e publicada pela editora PedraNoCharco.

Daí em diante, deixou a banda desenhada em pausa, dedicando-se à sua formação e carreira profissional no ramo das Tecnologias da Informação e hoje é Arquitecto de Sistemas.

Pelo caminho fez uma curta incursão no mundo do Stand-up comedy, mais propriamente entre 2012 e 2014.

Em 2019, frequentou o “Curso de Banda Desenhada - Iniciação à Arte Sequencial”, leccionado por Susana Resente, com o apoio de Daniel Maia e patrocinado pela Câmara Municipal do Montijo. Como resultado dos vários cursos de iniciação à arte sequencial, nasceu a antologia “BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial”, que reúne os trabalhos dos formandos, incluindo a banda desenhada “Odisseia no Montijo”, da autoria de Jorge Rodrigues.

De 2019 a 2023, participou em várias edições do fanzine “Outras Bandas” enquanto parte do Colectivo Tágide, sendo que a última edição do fanzine conta com capa da sua autoria.

Em 2024, enquanto membro da segunda iteração do grupo Tágide (TágIIde) e no âmbito das comemorações da Câmara Municipal do Montijo acerca do cinquentenário da Revolução do 25 de Abril de 1974, participou na antologia “Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade” com a banda desenhada “Revolução dos Pequenitos”.

Caso queiram saber mais sobre o percurso do artista podem ouvir a sua entrevista no podcast “Conversas H-Alt”

Publicações

zonagraficaZona Gráfica - Volume I
venham+5Venham +5 nº7
venham+5Revista Moda Foca nº1
Outras Bandas 3Outras Bandas nº3
Outras Bandas 4Outras Bandas nº4
Outras Bandas 5Outras Bandas nº5
Outras Bandas 6Outras Bandas nº6
Outras Bandas 7Outras Bandas nº7
Outras Bandas 8Outras Bandas nº8
Outras Bandas 9Outras Bandas nº9
BD MontijoBD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia
Abril Cravos MilAbril Cravos Mil – Histórias de Liberdade
Dark CrusadeDark Crusade - A Cruzada Negra

Podcasts e Entrevistas

Conversa H-alt - Episódio 161